segunda-feira, 9 de março de 2015

Sonhar mais alto

O Kanye West é uma figura (adicionar aqui todos os adjectivos possíveis e imaginários) que toda a gente sabe. Gosta de se meter onde não é chamado, dá as opiniões mais absurdas que se possa pensar e tem um ego descomunal. Porém, este fim-de-semana li esta frase dele:

“O meu objectivo, se eu fizer arte, seria tornar-me um Picasso ou maior. Isto sempre parece cómico para as pessoas, comparar-se a alguém que já fez muito mas essa é a mentalidade que suprime a humanidade”.


E não é que eu concordei? É verdade que a minha reacção inicial ao ler a primeira frase foi: ok, mais uma maluquice daquele homem… mas depois pensei: ele tem razão! Porque nos haveríamos de sentir inferior às outras pessoas? Não é com sentimento de inferioridade que chegamos a algum lugar. Senão vejamos: todas aquelas figuras históricas que hoje admiramos eram pessoas absolutamente comuns que por talento, sorte ou vocação fizeram algo extraordinário. Então porque não ambicionar ser um Picasso, um Mozart, um Bill Gates ou uma madre Teresa de Calcutá?

6 comentários:

  1. Sim, de facto, para sonhar que seja em grande, quer em estilo como ambição :)

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu até concordo, não entro naquela de 'inferioridade', mas a verdade é que se eu 'borrar' uma tela com uns riscos à sorte e a duas ou três cores, dizem-me para me dedicar à agricultura porque pintura nem pensar. No entanto, esse mesmo quadro feito por Picasso vale uma fortuna!
    O mesmo se aplica à escrita, e modéstia à parte até que já escrevi umas coisas com alguma qualidade, mas não chegou para no mínimo, terem algum comentário de qualidade por parte de quem por lá passou e leu. No entanto, se fosse um tal de cronista qualquer, daqueles que até lhes pagam para escreverem, ás vezes, coisas que ninguém entende...
    Adiante.
    Viva o sol!
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Aflores. Isso tudo tem a ver com sorte e claro com amigos influentes. Verdade seja dita quem tem amigos importantes, tem tudo. Quanto aos cronistas, já vi textos na internet de bradar aos céus. Ficamos a pensar: como é que alguém ainda paga a este ser para escrever uma coisa destas? ahahaha
      Abraço!

      Eliminar
  3. Mas é que ele tem toda a razão!!!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  4. Ambicionar ser grande em qualquer actividade só pode ser positivo mas, na verdade, não é génio quem quer, por mais vontade, dedicação e talento que se tenha. O pior é quando se é reconhecido e até aplaudido pelo lixo que se produziu; é há tantos exemplos...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sou completamente de acordo! A princípio pode parecer uma coisa parva, mas é a vontade de ir mais além que de facto nos faz conseguir chegar lá!

    ResponderEliminar