quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dia das mentiras




Sempre achei ridículo comemorarem o dia das mentiras. Este ano, fui atrás da explicação lógica para que esta data seja comemorada mundialmente e achei isto na wikipedia:

A brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. 

Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Ah então foi isso!Sempre achei que era uma forma de homenagear os mentirosos profissionais que existem por esse mundo fora. De qualquer forma, é dia que passa-me completamente ao lado.



Páscoa feliz!

6 comentários:

  1. Desconhecia a origem deste dia das mentiras, é interessante o seu passado histórico.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Sabia a origem deste dia, sabia, mas, tenho mais k obrigação de conhecer este facto, que não deixa de ser histórico.
    Não ligo nada, rigorosamente nada, a este dia.
    Com esta história das eleições no teu arquipélago, ora o PSD tem maioria, ora não tem, até cheguei a pensar k era alguma brincadeira relacionada com o dia 01 de abril, mas são assuntos TÃO SÉRIOS, estes, para alguns se divertirem, mentindo.

    Agradeço as visitas que fazes ao meu blogue.

    Caso não nos "falemos", antes, desejo-te uma Páscoa Redentora e "doce".

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. não conhecia nadaaaa sobre a origem de hoje ! Adorei o post, bem criativo <3

    Ps : EU já disse que seu blog é muito amor né? Queria seguir aqui, mas tô com um problema q não consigo seguir ninguém :"(

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. A mim também me passa ao lado, mas tem a sua piada eheh :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Por aqui aqui os militares apearam os civis do poder instalando um regime militar ou uma ditadura no dia 1 de abril de 1964. É o nosso "dia mentira", pois os militares prometeram uma "revolução" que nunca fizeram, salvo a perseguição política por 30 anos e o atraso que nos impuseram. E aguardamos por uma verdadeira revolução em nosso país.

    Beijos, Ana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau é sempre bom saber coisas novas.
      Promessas toda a gente faz mas na hora H quem as cumpre?
      Beijos José Carlos

      Eliminar