sexta-feira, 1 de maio de 2015

1 de Maio




Foi em 1886, que se realizou uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos com o objectivo de reduzir a jornada de trabalho para 8 horas diárias. Esse dia foi o início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio a revolta instalou-se e a polícia matou três manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, matando um agente, na rixa que se seguiu sete outros morreriam. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Por causa disso, cinco sindicalistas foram condenados à morte e três condenados a pena perpétua. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haimarcet.

Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. 

A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. 

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.

3 comentários:

  1. Olá, Ana,

    Pois é! É uma história bonita dos trabalhadores, mas não se conquistou todos os direitos. Ainda falta muito para uma igualdade e respeito pelo trabalhador em quase todo o mundo. No Brasil, a crise que tomou do país no segundo governo Dilma está deixando o trabalhador no fundo do poço. E parece que corrupção que grassou nos últimos 12 anos de governo do PT deve terminar em pizza, como dizemos por aqui. Mas salve o Trabalhador de todo mundo! Ainda pode calhar o slogan: Operários de todo mundo, uni-vos! (rs)
    beijos,

    ResponderEliminar
  2. Um data que por este andar qualquer dia deixa de ser celebrada!

    Ps. não me estou a entender com o clixsense... como faço para acumular os pontos?

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  3. A História é uma ciência maravilhosa, embora não exata.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar