quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dia das mentiras




Sempre achei ridículo comemorarem o dia das mentiras. Este ano, fui atrás da explicação lógica para que esta data seja comemorada mundialmente e achei isto na wikipedia:

A brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. 

Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Ah então foi isso!Sempre achei que era uma forma de homenagear os mentirosos profissionais que existem por esse mundo fora. De qualquer forma, é dia que passa-me completamente ao lado.



Páscoa feliz!