segunda-feira, 21 de março de 2016

Hoje é dia...

Hoje é dia mundial da poesia. Tentei puxar pelo tico e o teco a ver se davam sinal de vida e quiçá, surgisse um raro momento de inspiração mas... nada! Ainda pensei por os dedos na tomada, na esperança que o curto-circuito fizesse-os voltar à vida mas abandonei essa ideia assim que vi o Van Damme na tv. O que isso tem a ver para o caso? Humm... sempre que vejo o Van Damme, lembro-me dele nu no soldado universal e pronto, ganho um novo alento (sim, eu alegro-me com facilidade). Como a inspiração não apareceu, resolvi procurar algum assunto interessante para colocar aqui e não deixar esta data passar em claro. Foi então que o site do pensador deu-me a dica: porque não colocar aqui uma frase interessante de uma pessoa sui generis?
Encontrei esta maravilha do grande poeta:

Custa tanto ser sincero quando se é inteligente! É como ser honesto quando se é ambicioso. - Fernando Pessoa

Ai quase tive um orgasmo ao ler tamanha preciosidade! É que ser inteligente é cada vez mais raro hoje em dia. E eu gosto de pessoas inteligentes. Ai o que eu seria feliz com o Einstein! Enfim, fica para a próxima...
Voltando à frase escolhida, (pois, eu perco o foco com facilidade) a inteligência e a sinceridade não podem andar de mãos dadas? Então quem é sincero não é inteligente? Hummm... ser inteligente é saber falar e principalmente calar na altura certa. É como um jogador de poker que usa óculos escuros para que os outros não vejam o seu "espelho da alma" quando tem (ou não) uma boa mão. É que a honestidade no jogo (bem como em tudo na vida), deve ser usada com conta, peso e medida, se a ambição for mais importante que tudo o resto.

Pronto, divaguei...

27 comentários:

  1. BEM, O TEU LÚCIDO E INTELIGENTE TEXTO DÁ PANO PRA MANGAS, ENTRE ASPAS, BUT MY RIGHT HAND - VES COMO SEI UMAS COISITAS DE INGLES, VES, VES - TEM DE DESCANSAR.

    MAS QUEM É ESSE VAN DAMME... VOU JÁ VER IMAGENS.

    dorme com ele, disparate, dorme bem e beijinhos para ti, mas mais para ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Heaven!
      Ahahah dormir com ele eu até dormia (se bem que está um bocado gasto por causa dos excessos cometidos na juventude) mas está
      longe! agora que penso nisso... ele tem olhos verdes, tem músculos e como nasceu na Belgique, fala trés bien le français! Mon Dieu!!!

      You and your right hand! Behave girl!

      Bisous

      P.S- Este comentário hoje ficou multilingue!

      Eliminar
    2. hello, anne...

      pede melhor sorte, menina...
      pois tem isso tudo, mas falta-lhe o resto, k é o juizinho.

      ma main droite. oh, poor... dia 29 vai ser mexida, outra vez. QUE DEUS ME AJUDE e pegue nas mãos do cirurgião.

      kisses.

      Eliminar
  2. Olá, Olá. Não sei se sabes mas... Bem, se não sabes, ficas a saber. Eu adoro fotografia e livros!!! Sendo assim, decidi criar um concurso relacionado com isso. Se também gostas, não vais querer perder a oportunidade de ganhar um. Vá, envia um e-mail com uma fotografia original, TUA, alusiva à escrita/livros. Para te habilitares a ganhar o prémio, também deves seguir o meu blogue e o do Miguel Pereira (autor). No dia 02 de Abril irei publicar todas as participações e aquela que tiver mais votos (comentários relativos à sua fotografia) será o vencedor de um livro, "A Analogia Da Morte".

    dianafilipa.fonseca@gmail.com
    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
    http://the-twentythird-avenue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh não posso participar porque não tenho maquina fotografica :(
      Ainda assim, obrigada pelo convite!
      Beijos

      Eliminar
  3. Também gostava de ter inspiração para escrever mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está... a inspiração surge quando menos se espera mas até ela chegar desesperamos! lol

      Eliminar
  4. Olá, Ana.
    Talvez a inteligência esteja no "calar na altura certa" - porque "quem muito fala, muito erra" como diz o povo.
    Preciso aprender kkkkkkk

    um bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carmem! Bem-vinda ao meu blog!
      Tudo tem uma altura certa mas o calar...às vezes sai do controle. Eu que o diga ehehehe.
      Beijos

      Eliminar
  5. bonne nuit, chérie ana...

    how are you, my dear...

    estive a pesquisar sobre o Van Damme e tu já sabias mto mais k eu. o tipo nasceu tão enfezadinho k o pai até o mandou praticar artes marciais, karaté and so on.
    casou uma data de vezes, no problem, falo com papel assinado e tudo. tem 50 e tal anos, mas parece mto mais old. é o desgaste e OS EXCESSOS, como tu dizes e mto bem. mereces coisa mto melhor, menina...
    olhos verdes, pois tem. a propósito, o nosso Pedrinho e como tu disseste, baseando-te na Felícia Cabrito, tem olhos azuis, multicolores, peut-etre, com acento circunflexo.

    a frase de FP é tão filosófica, qto verdadeira. de facto, Ana, nós temos k ser cegos, surdos e mudos para se viver em sociedade, pke as pessoas melindram-se ao mínimo apontamento e não se pode amigavelmente dizer - olha, k isto não me parece ser assim. o pessoal é todo de cristal, como diz um amigo - conhecido meu de Filosofia, k parece, a 1 vista não bater com os tempos todo, mas é mega inteligente.

    sinceridade igual a inteligência, portanto, temos k fingir k somos burros pra estar tudo numa boa. tens de ser politicamente correta, tás a ver...

    ambição igual a honestidade. ser ambicioso, de forma séria e límpida, não dá, pke não sais da cepa torta. tens, temos de usar a corrupta e falsa ambição, se quisermos subir, nem k trepemos por cima dos outros. TRISTE REALIDADE...

    besitos y un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonne nuit chérie Ciel!
      Se há coisa que todos os pais deviam fazer era levar as crias para as artes marciais. Aprendem técnicas de defesa interessantes e crescem grandes e saudáveis.
      Os pais do Van Damme fizeram o que puderam mas depois dele completar os 19 anos pirou. É o que dá ser independente, musculoso e jeitoso!

      Pois o PPC tem olhos multicolores para cativar a gregas e a troianas! Ah pois é!

      As pessoas de filosofia divagam muito num mundo próprio mas são super interessantes quando se dão a conhecer. Eu tinha um prof de filosofia que era cá uma figura! ahahaha

      Concordo plenamente com a frase do Pessoa mas não a ponho em prática com muita frequência. É que tenho um defeito terrivel: foge-me a boca para a verdade e se me fizerem uma pergunta assim à queima-roupa correm o risco de ouvir a verdade e aí vem o drama, o horror, a tragédia! lol
      A minha mãe pergunta-me sempre se eu acho que aquela roupa fica-lhe bem e eu dou a resposta sem hesitar. Agora imagina o meu problema... é que ela demora horaaaaas para ficar pronta e se eu digo que não está bem, ela muda tudo de novo e eu espero e desespero... ahahah

      A ambição não mora aqui, pelo menos em relação a pisar nos outros para subir. É que até a jogar às cartas sou capaz de perder de propósito quando vejo que o adversário está triste com tanta derrota. lol
      O problema é que nesta selva, o mais fraco é devorado pelo mais forte e conheço muita gente que passa a perna não importa a quem, para subir. Enfim, mais vale dormir de consciência tranquila do que alegrar-se com as desgraças dos outros. N'est pas?

      kiss kiss

      Eliminar
    2. olá, aninhas...

      concordo em quase tudo contigo, excetuando que our Peter quer agradar a gregas e troianas. pois é, áfrica em premiere place.

      já percebi k és mto simples, mas não simplória. és de Portugal Insular e c' est tout.

      beijinhos.

      Eliminar
    3. Ah pois é! Depois de agradar às tugas, virou-se para os lados de África e... so far, so good (vamos ver até quando).

      Simplória nunca, simples sempre.
      Como diria Oscar Wilde: "Adoro as coisas simples. Elas são o último refúgio de um espírito complexo".

      Beijinhos

      Eliminar
    4. agradou e não foi pouco... pudera... tens toda a razão. que desperdício... mas com as doenças, aquele tipo de doença, não se brinca. que Deus lhe de anos de vida com qualidade. todavia, a Europa será sempre a Europa.

      e rematou em cheio. 21 valores.

      bises.

      Eliminar
  6. Nem a propósito, minha cara! :D

    Tu serias INFELIZ com o Eistein. Ele foi péssimo homem para com as mulheres. Teve muitas, sabias? Casou com uma, com outra, arranjou amante, ficou doente arranjou uma enfermeira... teve uma filha ilegítima e pouco se comunicou com o filho posteriormente diagnosticado como esquizofrénico... Isto tudo descobri ontem, num daqueles programas que eu adoro ver sobre a vida real, as pessoas reais e não apenas a «celebridade».

    Mas compreendo-te tão bem. Precisamos de ter um leque diversificado de pessoas no nosso círculo, ou definhamos. Ora por excesso, ora por carência de algum tipo de necessidade. Pessoas inteligentes, por vezes, são um bálsamo de vitalidade. Abrem os horizontes, fazem-nos refletir melhor. MAS... tudo tem um lado mau. Os pseudointelectuais são muito limitados - e o desconhecem, pelo que esses ainda podem ser admirados pelo intelecto grande parte de suas vidas mas as suas limitações em aceitar mudanças e outras variedades de inteligência acabam por ser uma decepção.

    Bom, e divaguei agora eu... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora Bolas! O homem tinha de ter algum defeito. Desgraçadooo!
      realmente os pseudointelectuais acham-se melhores que os outros mas se formos a ver, até são bem limitados. É que tudo o que não pertencer ao assunto que eles dominam, é como se não existisse.
      Enfim, vou ter de me contentar com um grandalhão musculado porque ao menos é um descanso para a vista lool :)

      Eliminar
  7. Ah, faltou o Van Damme.
    Não faço parte do time de fãs. Nunca lhe achei a menor graça! mauzinho como ator... Mas penso que não é nas suas qualidades a representar que estás a pensar quando sonhas com ele ehehe.

    Abç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que nunca me passaria pela cabeça elogiar as qualidade do Van Damme a representar. O meu relacionamento platónico com ele é puramente físico ahahaha

      Eliminar
  8. Essa frase é realmente uma preciosidade! Gostei bastante!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste. Eu também gostei.
      Beijos :)

      Eliminar
  9. Bom dia, a frase é perfeita, tão perfeita que tem haver comigo, não sendo eu sincero, será que sou inteligente? Bem...se o sou nunca tinha dado por isso, fiquei confuso, pensava eu, que a minha falta de sinceridade significa ser vazio de inteligência, " viver e aprender" a partir de hoje considere-me inteligente.
    Pascoa feliz,
    AG

    Vinho que vai para vinagre
    não retrocede o caminho;
    só por obra de milagre,
    pode de novo ser vinho.

    António Aleixo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma daquelas frases para guardar e recordar sempre que for possível. A falta de sinceridade não significa falta de inteligência porque quando ela não é usada em certos momentos, pode revelar uma grande sabedoria.
      Boa Páscoa AG!

      Eliminar
  10. DESEJO-TE UMA EXCENTE, SANTA, REDENTORA E DOCE PÁSCOA.

    VIVE-A COMO ENTENDERES.

    beijo com mta amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa Páscoa Céu com tudo de bom!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. obrigada. retificando - EXCELENTE.

      Eliminar
  11. O reinício da Primavera. E daqui por 12 meses há mais (outro reinício).

    Felicidades
    MANUEL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o ciclo renova-se eternamente! Via a primavera e viva a páscoa!
      tudo de bom Manuel

      Eliminar