quinta-feira, 16 de março de 2017

Cá Nada!

Cá na nossa terra, temos muitos regionalismos. Somos um povo muito dado à brincadeira e por isso mesmo, temos uma certa tendência para dar duplo sentido às coisas. 
Usamos a expressão "cá nada" para a positiva e para a negativa.

Por exemplo:

Positiva:
- Gostavas que te saísse o euromilhões?
- Cá nada! (traduzindo: claro que sim, isso é lá coisa que se pergunte?!).

Negativa:
-  Já te saiu o eurmilhões?
- Cá nada! (traduzindo: saiu mas foi o dinheiro pelo bolso fora).


27 comentários:

  1. Para a positiva e para a negativa? Que estranho, hehe.

    ResponderEliminar
  2. Uma expressão interessante que não conhecia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muitas haverão para descobrir Elvira!
      Abraço

      Eliminar
  3. Já ouvi essa expressão mais que uma vez e foi por estas bandas ;)
    Por cá também temos algumas interessantes :)
    :)
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah foi? Se calhar foi algum madeirense que levou-a para esses lados e pimba...tornou-se viral ahahaha
      Tudo de bom :)

      Eliminar
    2. Aninhas, se pretenderes, responde ao nosso amigo Alberto, exatamente da mesma forma, igualzinha, mas olha para o verbo levar.

      Bisous.

      Eliminar
    3. Ah sim, lá está o pronome no sitio errado!

      Ah foi? Se calhar foi algum madeirense que a levou para esses lados e pimba... tornou-se viral ahahaha

      Eliminar
    4. NA MOUCHE, ANINHAS! Nota 21.

      Já te disse k gosto imenso de ti e da tua maneira de ser (rssssssssssss)? Então, gosto, gosto sim e tenho por ti uma estima mto saudável.

      Eliminar
    5. Ahaha eu sou uma boa aluna e com boa professora chego longe!
      Também gosto muito de ti senhora professora Céuzinha. lol

      Boa semana

      Bisous

      Eliminar
  4. Que engraçado, eu acho que nunca conseguiria distinguir o sim do não, tinha de pedir a tradução!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Aninhas, mon amie!

    Desconhecia, completamente. Os regionalismos são giríssimos. Mais uma que aprendo contigo.

    Beijinhos e good week-end.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ceuzinha!

      Olha que boa troca. Ensinas-me umas coisinhas e eu, muito raramente, ensino outras.

      É isto que o nosso país tem de precioso: as tradições, os costumes e os regionalismos que nos tornam tão únicos e ricos. Ah e os provérbios? Gosto tantoooo! ahahah

      Bom fim de semana.
      Kiss kiss

      Eliminar
  6. Boa tarde, o regionalismo é para manter, nada de estrangeirismos que são adoptados pela comunicação social e contagia o povo, sou algarvio, com orgulho uso diariamente o regionalismo em qualquer circunstancia, é a minha cultura, é a cultura de povo.
    AG

    Oiça que vale a pena, Iris - Atira-te ao mar

    https://youtu.be/3yusAPpjSYU


    Atira-te ao mar e diz que t'empurrarem.
    Beija-me da boca e chama-me Tarzan

    Mo', qué que fazes aqui?
    Ma' p'qué que tu me deixaste da mão?
    Já tou fart' de pensar em ti.
    Tens uma mania qu' até dá dó.

    Refrão:
    Atira-te ao mar e diz que t'empurrarem. (bis)
    Beija-me da boca e chama-me Tarzan (bis)

    Mo', tá o mar feito um cão.
    Na choc' nem barbigão.
    E ê nem sou mau pescador
    Mai tu só queres é um dador.

    Refrão:
    Atira-te ao mar e diz que t'empurrarem. (bis)
    Beija-me da boca e chama-me Tarzan (bis)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá AG.
      É uma boa musica para recordar os meus tempos de adolescência. Preservemos os regionalismos porque eles enriquecem a nossa cultura!

      Eliminar
  7. Sim, a diferença está na entuação.
    No continente acho que se diria: Que nada!

    Mas pouco. Seria mais "Nada" para a 1ª pergunta e a segunda seria "que nada".


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, adoramos adaptar as coisas ao nosso gosto ahaha

      Eliminar
  8. Bom dia, Béq’me parecia querer que hoje não ia chover, móóó... hoje achegou a primavera, com ela vem uma macheia de flores.
    Votos de feliz primavera,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa primavera e que ela traga dias mais quentes!
      Abraço

      Eliminar
  9. Olá, Aninhas!

    Peço desculpa, mas por lapso meu, ontem à noite, e qdo estava a dar uns retoques num poema, que está meio feito, meio por fazer, cliquei, sem querer, em Publicar, em vez de clicar em Guardar. Hoje, de manhã, reparei k tinha uma data de comentários com um conteúdo, que me pareceu estranho, pke não "condizia a bota ca perdigota" e só então é k percebi o k tinha acontecido. Era o sono, decerto, a cantar naquela entOação, k só ele sabe fazer.

    Bises, chérie!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ceuzinha!

      Não tens de pedir desculpa. Já me aconteceu isso. Em vez de clicar em guardar, cliquei em publicar e pimba... texto novo. felizmente fui a tempo e ninguém deu por nada ahahah.

      O sono é mau conselheiro! Fazemos coisas terríveis com um olho meio fechado e outro meio aberto ahahaha

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá, Aninhas!

      Merci de ta visite et commentaire.

      Pois, a mim já me aconteceu twice (eu a treinar inglês, mas se estiver mal, diz-me, por favor) e os brasileiros, colombianos, etc. com horário diferente do nosso, deram logo por isso e pronto "botaram faladura" (vocábulo que não existe na nossa Língua). Tal como fiz em relação a ti, tb a eles lhes dei a devida e merecida explicação.

      O sono e a entOação do sono é uma coisa terrível. Serás k não deste, ainda, por isso (rs)?

      Bisous, chérie et dors avec un ange masculin, aux yeux verts. C' est très bom, commme ça! . Après, tu me diras, mais sans raconter tout, tout, naturellement.

      Eliminar
  10. Ah, só agora reparei na nova apresentação da "imagem", que são letras, do teu Perfil. Chique e com classe.

    Parabéns, menina!

    Retificando: comme com dois "emes" e não como escrevi, por lapso, na resposta, acima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ceuzinha!

      A pressa é inimiga da perfeição dizem eles. E com o sono à mistura, pior ainda ahaha.
      Pelo menos assim viste como os teus seguidores estão atentos ao que escreves!

      Não sonhei com nenhum anjo jeitoso de olhos verdes malleureusement! Também não deve ter sido nada de especial porque não me lembro do que sonhei lol.

      Comme com 3 emes?! Isso é que é vontadinha de sonhar com olhos verdes ahahaha mas olha que "bom" deve ser com "n" ou seja, "bon" n'est pas? Ai os homens! Esses seres malvados que nos trocam os enes, os emes e quando a coisa é grave, é todo um alfabeto que fica trocado. Como eu te entendo! ahahah

      Beijinhos

      Eliminar
  11. falar a língua corrente enriquece a língua
    abraço

    ResponderEliminar